Madeira no piso externo requer manutenção
Nas altas temperaturas do verão, aproveitar áreas externas bem ventiladas, em casa, é uma boa opção para os momentos de lazer. Quem tem espaço na residência ou no apartamento costuma utilizar decks de madeira para compor o ambiente junto a plantas, piscina e outros elementos. Além da estética adequada, os decks têm superfície confortável para pés descalços e resistência às intempéries – mas é preciso planejar a instalação dos sistemas elétrico, hidráulico e de equipamentos como aquecedores de água e filtros. Quando colocados sob o deck, devem ter acesso facilitado por meio de painéis removíveis.

Constantemente expostos à umidade, os decks requerem cuidados. As duas faces e as extremidades devem ser revestidas com acabamento de proteção antes da instalação. É adequado verificar, pelo menos uma vez por ano, o estado das tábuas sob o deck. Já o piso onde serão apoiados os módulos precisam ter boa drenagem, não permitindo acúmulo de água.

Tintas comuns, em geral, não são formuladas para resistir à intempérie. Quando a tinta apresenta descascamentos e escamas, o ideal é remover a película, lixar e fazer nova aplicação de tinta. Há produtos específicos para aplicação em madeira, como os da linha Osmocolor Stain Cores Sólidas. O mesmo fabricante oferece o Stain UV Deck, acabamento transparente com proteção fungicida, filtro UV e resinas que protegem a madeira da umidade. Já a limpeza é resolvida com esfregação e lavagem, de preferência com produtos especializados que removem fungos, bolor e mofo.

Fonte: Gazeta de Povo
 
__________________________________________________________________________________________
www.bfconstrutora.com.br
2024/4/26 | 23:39:23

IMPRIMIR